11 de ago. de 2017

Para a torcida tricolor

Num universo paralelo, a torcida tricolor é gigante. Neste universo, também! Diametralmente oposta a relação torcida-dirigentes, onde a primeira mostra que quem carrega o São Paulo é ela mesma, não importa o tempo ou a razão. A segunda se esquiva, subtrai e trata o clube como mero passatempo.

Uma queda moral já consolidada contrasta com a paixão do torcedor, que carregará seu time até as últimas consequências, fará do campeonato seu parque e empurrará a equipe até o último suspiro. Atrair mais 100 mil pessoas em apenas dois jogos faz com que a fábula do futebol seja reforçada, massificada.

O plano de quem  fica por trás da mesa nunca é o plano do que senta no cimento da arquibancada. A visão lá de cima é ampla e enxerga de acordo com as batidas do coração, a pulsação da coronária, que na queda, bem como na vitória, acelera, grita desespero, mas atrai e contagia.

Domingo de decisão, não a que estamos acostumados, mas com os mesmos ingredientes: torcida presente, clima do lúdico e dos pais. A vitória é mera consequência, pois a ode à torcida já está devidamente escrita, restando apenas o trabalho manual do mais excêntrico poeta vivo (ou morto) para lhe dar a tinta sobre o papel.

Dos mais de 50 mil presentes ao nosso coliseu, me farei junto de espírito, já que a data me é reservada à comemoração de um símbolo, que é o de se tornar pai. Símbolo que sobrepõe a vontade de estar presente à luta, de representar o sentimento que atordoa nas horas difíceis, mas que é sempre a mesma locomotiva disposta a aumentar a velocidade no sentido de empurrar pra vida.

Um comentário:

  1. Esse sentimento de levar o time até o fim talvez justifique porque alguns times que caem, voltam mais fortes. Digo por conhecimento de causa. A queda em 2007 não simplesmente expôs problemas do Corinthians, como também reascendeu em muitos algo que havia se perdido. Algo que não se explica, não se define.
    Curioso paradoxo do futebol que nos torna mais torcedores nos momentos difíceis.

    ResponderExcluir